O que é Metal Duro?

O homem vive se reinventando, criando ferramentas e tecnologias para facilitar o dia a dia. E foi assim com o metal duro: uma liga de carboneto de tungstênio. Um compósito de matriz metálica composto por uma fase dura, os carbonetos, e uma fase dúctil, o metal ligante (que pode ser níquel, ferro ou, mais especificamente em nosso caso, o cobalto). A produção desse composto acontece através da metalurgia em pó.

Quem patenteou essa fórmula foram os alemães Karl Schroter e Heinrich Baumhauer, no fim da década de 1920. A utilização do metal duro na usinagem, construção civil e mineração, revolucionou a indústria. Hoje em dia o metal duro é amplamente utilizado em ferramentas de corte, entre as quais podemos citar brocas, alargadores, escareadores e fresas.

Sua Utilização

As ferramentas de metal duro também são usadas na indústria automobilística (fresa para motores, por exemplo), óleo e gás, mineração, energia eólica, área médica (instrumentos para operações de coluna, joelho e quadril), aeroespacial (brocas para trem de pouso, fuselagem e motor), área odontológica, moveleira, estamparia, matrizaria e etc.

Por ser muito resistente ao desgaste, devido sua elevada dureza, e oferecer uma boa tenacidade, o metal duro é sinônimo de excelente custo benefício, principalmente em comparação com outros materiais, como aço rápido (HSS) e CBN (cerâmica). Todas essas características proporcionam aumento da vida útil das ferramentas.

A Empresa

A Task é uma empresa que atua há 30 anos no mercado e, desde 1997, é especializada em importação e distribuição de cilindros de metal duro (também conhecido como widia) para a indústria de ferramentas rotativas de corte.

Possui alguma dúvida?

Entre em contato através deste formulario!

Success/Error Message Goes Here
>

Veja o nosso Catálogo

TOPO